ARTIGOS

24/04/2008 - Aplicabilidade do Balanced Scorecard

O conceito de Balanced Scorecard foi desenvolvido para que fosse possível analisar a organização de outras formas, diferentes das atuais. Isso ocorreu em 1990, até então todas as métricas (medidas de desempenho) eram baseados em...

O conceito de Balanced Scorecard foi desenvolvido para que fosse possível analisar a organização de outras formas, diferentes das atuais. Isso ocorreu em 1990, até então todas as métricas (medidas de desempenho) eram baseados em aspectos contábeis e financeiros.

BSC (Balanced Scorecard) abre novas dimensões de visualização com diferentes métricas, da organização, sendo analisadas quatro perspectivas distintas, elas são:

1. Perspectiva Financeira: faturamento, lucro, valor da ação, dividendo, retorno sobre o capital investido, etc…

2. Perspectiva dos Clientes: participação de mercado, satisfação dos clientes, etc…

3. Perspectiva dos Processos Internos da Empresa: vendas geradas por novos produtos, capacidade técnica do processo de produção, tempo do ciclo, desperdícios, perdas, devoluções, etc...

4. Perspectiva de Aprendizado e Crescimento: Retenção do funcionário, produtividade dos funcionários, índice de cobertura de informações, etc…

Citei algumas medidas aplicáveis para cada perspectiva, mas a escolha e elaboração de cada métrica é determinada por cada empresa. É preciso tomar dois cuidados que na minha concepção são fundamentais.

Primeiro, a quantidade de índices de medidas deve ser equilibrado, logicamente por isso que se chama “balanced scorecard”, se a perspectiva financeira possui 5 medias, é interessante que a perspectiva dos clientes também possua 5 medidas ou próximo disso, e o mesmo critério para as outras. É interessante que quantidade de medidas totais de todas as perspectivas fique entre 20 a 25, que é empiricamente considerado como ideal.

Segundo, as métricas escolhidas em todas as perspectivas como também os objetivos determinados para cada, devem estar alinhadas ao planejamento estratégico. Sem essa sincronia, a utilização do Balanced Scorecard é vago e sem objetivo.

Espero que tenha esclarecido alguns pontos que considero cruciais de um tema complexo que é o Balanced Scorecard .

Com certeza serão escritos novos posts relacionados a este tema, mas primeiramente gostaria de obter feedback, para saber quais aspectos do balanced scorecard mais interessam ou geram dúvidas nos leitores deste blog.