Contabilistas conseguem prorrogar prazo de entrega da DIPJ 2010
Resultado da mobilização da classe contábil de todo o país, a Receita Federal do Brasil prorrogou para 30 de julho o prazo de entrega da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ 2010).
No Ceará, o CRC enviou ofício à RFB, solicitando o adiamento da data limite para entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica Lucro Presumido e do Sped Contábil, atendendo ao grande número de manifestações da classe.
De acordo com o presidente do CRC-CE, Cassius Coelho, "uma série de fatores vinham comprometendo seriamente o andamento do processo, como a ocorrência de congestionamento no sistema utilizado, a grande demanda de contribuintes que procuram a certificação digital para entrega da DIPJ que ainda não foram habilitados, e o fato de a Receita Federal do Brasil não estar aceitando o agendamento para procuração, o que agilizaria os trabalhos, entre outros".
Com a obtenção do novo prazo, é fundamental que toda a classe contábil e empresarial procure agilizar os procedimentos de emissão de certificados digitais, bem como a preparação das declarações para que não haja problemas ao final do mês de julho.
O presidente do CRC-CE lembra que "apesar da dilatação no prazo para a entrega da DIPJ, ainda há um pleito que não foi atendido relacionado à entrega do SPED Contábil". O CRC-CE, em conjunto com as demais entidades contábeis do Estado e do Brasil, estão se articulando para pleitear, junto à RFB, um novo prazo sem a incidência de multas. De acordo com Cassius, "muitas empresas e contabilistas estão prejudicadas por não terem conseguido atender em tempo hábil a exigência".