Meta de formalizar 2 mil nesta semana
Tendo cadastrado cerca de 18 mil Empreendedores Individuais (EI) até 30 de outubro deste ano, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) espera cadastrar mais 2 mil profissionais durante a II Semana do Empreendedor Individual, que ocorre até sábado (21), na Praça José de Alencar, no Centro.
De acordo com articulador da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-CE, Elgma Araújo, "a primeira semana foi bastante positiva". Durante a I Semana do EI, 1.500 pessoas foram cadastrados - 850, só na Praça do Ferreira, em Fortaleza.
"A ideia da semana é ministrar palestras de cerca de 30 minutos, esclarecer as pessoas sobre a nova lei do empreendedor individual, quem pode se enquadrar nela e quais são os benefícios e as obrigações que ela implica para as pessoas", esclarece Araújo.
Ele também ressaltou a importância de os interessados terem consigo, quando visitarem a tenda do Sebrae-CE, os documentos necessários para realizar o cadastro (RG, CPF e comprovante de residência).
Segundo os critérios do EI, apenas profissionais liberais com receita de até R$ 36 mil por ano pode se cadastrar.
Profissionais
Ainda sem um levantamento consistente, o articulador do Sebrae-CE ainda revelou que, desde a campanha de cadastro dos empreendedores individuais teve início, os profissionais do comércio foram os que mais procuraram o Sebrae para realizar cadastro. Em seguida, profissionais de Serviços e, "por último", indústria.
Abaixo do objetivo
No entanto, apesar do resultado positivo - que alcançou os 18 mil cadastros - e de mais 2 mil serem esperados para esta semana, o Sebrae-CE ainda está longe do objetivo inicial anunciado: de dobrar o número de EI cadastrados no Estado do Ceará para 30 mil cadastrados.