PMEs: confira as principais datas para impulsionar as vendas no 1º semestre de 2
Iniciar o novo ano com um planejamento adequado que ajude a impulsionar as vendas ou serviços é uma estratégia importante para os empreendedores.
Por isso, é preciso ficar por dentro das datas comemorativas que vem por aí e preparar-se para elas adequadamente. A FecomercioSP elencou as principais oportunidades no primeiro semestre de 2024 para planejar ações eficazes e atrair os clientes. Confira.
Janeiro
O primeiro mês do ano oferece uma excelente chance para movimentar os produtos remanescentes da Black Friday e do Natal. No entanto, é fundamental lembrar que qualquer redução de preços ou oferta de frete grátis, por exemplo, não deve comprometer a receita da empresa. Faça os cálculos sobre o quanto pode ser retirado da margem de lucro para oferecer valores atrativos aos consumidores.
O retorno às aulas também é um evento sazonal que pode beneficiar alguns setores. Papelarias, lojas de vestuário e calçados, bem como estabelecimentos que vendem bolsas, mochilas e lancheiras, podem lucrar com essa data.
Fevereiro
Considerando que algumas datas importadas estão cada vez mais presentes no calendário nacional, as empresas podem aproveitar o momento para realizar ações promocionais. O Dia dos Namorados (Valentine`s Day), em 14 de fevereiro, que celebra o amor e a amizade, pode ser explorado em campanhas publicitárias, com kits de produtos e combinações.
O Carnaval também marca presença no mês (13), portanto, essa data festiva tradicional deve movimentar o comércio em fevereiro.
Março
No dia 8, celebra-se o Dia Internacional da Mulher. Nesse contexto, ações e estratégias planejadas especialmente para a data são bem-vindas. Outra ocasião relevante do mês é o Dia do Consumidor (15) – promoções ou condições de pagamento mais favoráveis, visando fidelizar clientes, são excelentes escolhas.
Em 2024, a Páscoa ocorrerá no último dia de março (31). A data sempre movimenta o comércio de chocolate, bacalhau e outros alimentos típicos desta época festiva. No entanto, outros setores também podem se beneficiar da data, com promoções e decoração da loja física e/ou do e-commerce, além de oportunidades para parcerias com empresas de alimentos para oferecer produtos combinados aos ovos de Páscoa, por exemplo.
Abril
Como a Páscoa será em março, o mês de abril perde um pouco do apelo comercial, pois conta apenas com os feriados de Tiradentes (21) e Descobrimento do Brasil (22).
Entretanto, o quarto mês do ano oferece excelentes oportunidades para engajamento nas redes sociais sobre causas importantes, que não impactam imediatamente nas vendas, mas podem ajudar a aproximar os clientes da sua marca. Em abril, são celebrados os dias mundiais de conscientização do Autismo (2), da Saúde (7) e da luta contra o Câncer (8).
Crie posts com informações relevantes sobre esses temas e apoie iniciativas que melhorem a qualidade de vida das pessoas.
Maio
A data mais importante para o comércio após o Natal, o Dia das Mães, será comemorada em 12 de maio. A experiência de um atendimento diferenciado e de qualidade é fundamental para atrair o público e garantir vendas.
De acordo com o histórico de sondagens da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) para essa ocasião, itens de vestuário, calçados e acessórios são os preferidos na hora de presentear as mães, seguidos por perfumes, cosméticos e eletrodomésticos.
Junho
Encerrando o primeiro semestre, temos o Dia dos Namorados (12), outra data importante para o faturamento do comércio e do setor de serviços. Aposte em promoções e ações de marketing direcionadas aos casais. As tradicionais festas juninas fecham o mês – sendo que o Dia de São João será comemorado no dia 24 –, e itens como vestuário e alimentos típicos fazem parte da cesta de compras do consumidor.
Mesmo que seu negócio não tenha relação com a data, é uma boa oportunidade para personalizar seus canais (redes sociais e/ou e-commerce) com temas juninos para atrair a atenção dos clientes.