3º lote da restituição do IR 2023 terá contribuintes sem prioridade
De acordo com informações dadas pela Receita Federal, o terceiro lote da restituição do Imposto de Renda (IR) 2023 será o primeiro a ter contribuintes que não fazem parte da lista de prioridades.
Vale lembrar que os dois primeiros lotes foram liberados apenas para pessoas que faziam parte dos grupos prioritários.
Assim, o terceiro lote seguirá a seguinte ordem:
Contribuintes com prioridade legal que entregaram a declaração após 10 de junho ou que estavam na malha fina e resolveram as pendências;
Quem usou a declaração pré-preenchida ou solicitou restituição por Pix, duas situações que também dão prioridade;
Contribuintes sem prioridade. Quanto antes a declaração foi enviada, maior a chance de entrar neste lote, desde que não haja pendências.
A autarquia deve fechar o terceiro lote entre os dias 10 e 12 de julho.
“As informações e consulta ao terceiro lote de restituição de 2023 serão liberadas a partir do dia 24”, afirmou o auditor fiscal José Carlos Fonseca, da Receita Federal.
O pagamento do terceiro lote da restituição vai ocorrer em 31 de julho.
O primeiro lote da restituição do IR foi pago em 31 de maio para 4,1 milhões de pessoas com um total de R$ 7,5 bilhões. A segunda remessa teve o crédito depositado na última sexta-feira (30) para 5,1 milhões, e também somou R$ 7,5 bilhões.
Nos dois primeiros lotes, 5.573.868 pessoas com prioridade legal foram incluídas.
Dentre as pessoas incluídas com prioridade estavam
Idosos com 80 anos ou mais;
idosos com 60 anos ou mais;
pessoas com deficiência
Portadores de doença graves
Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Segundo Fonseca, todos os contribuintes com prioridade legal que entregaram a declaração até 10 de junho e não estavam com pendências na malha fina foram incluídos nos dois primeiros lotes.
As duas relações também tiveram 3.694.533 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida ou pediram a restituição por Pix.
Mais de 15,6 milhões ainda devem receber restituição do Fisco e haverá também mais dois lotes até o final deste ano de 2023, sendo pagos no último dia útil de agosto e setembro.