Pix: instituições financeiras adotam ferramenta em emissão de boleto
O Pix, ferramenta de transferência instantânea do Banco Central, segue ganhando novas funções e adeptos à modalidade - tanto pessoas físicas quanto jurídicas e até instituições financeiras, que cada vez mais buscam adaptar sua realidade ao sistema.
A novidade agora é o serviço de emissão de boletos para pagamento por meio do Pix, que já é realidade no Santander, Bradesco e Itaú. A Caixa Econômica deve ser a próxima a aderir ao método.
Com a modalidade, o boleto emitido apresenta o QR Code Pix para creditar o valor de forma instantânea, além do tradicional código de barras.
O lançamento está sendo oferecido pelo Santander a todas as empresas, incluindo os microempreendedores, e ainda oferece desconto nas tarifas no acerto via Qr Code, em comparação ao código de barras, incentivando o método.
O Itaú também está inovando na aplicação da ferramenta, possibilitando que as cobranças de boletos com juros, multas e mais possam também ser oferecidas com o QR Code Pix e se houver a inadimplência, o protesto e a negativação serão possíveis.