NOTÍCIAS

CONQUISTA: CRC e entidades solicitam adiamento e SPED Fiscal é prorrogado

A contabilidade cearense alcança mais uma vitória. O Conselho Regional de Contabilidade e as entidades da classe contábil congraçadas enviaram ofício no dia 6 de julho de 2010 ao Secretário da Fazenda, João Marcos Maia, solicitando o adiamento da data limite de entrega da Escrituração Fiscal Digital. O arquivo, com informações referentes aos meses de janeiro a junho de 2010, deveria ser entregue até 15 de julho.

Ainda na tarde da última terça-feira (13), foi confirmada a assinatura da Instrução Normativa 26/10, prorrogando para 30 de Setembro de 2010, em caráter excepcional, o prazo para entrega dos arquivos da Escrituração Fiscal Digital, para os contribuintes obrigados a transmitir a EFD a partir de 1º de janeiro de 2010, relativo aos meses de janeiro a agosto de 2010.

O ofício solicitando o adiamento foi assinado pelo CRC-CE, SINDCONT-CE - Sindicato dos Contabilistas do Estado do Ceará, Federação dos Contabilistas do Norte e Nordeste; ACONTECE- Associação dos Contabilistas do Estado do Ceará; APCEC - Associação dos Peritos Contadores do Ceará; SESCAP-CE - Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa do Ceará; UCC- União dos Contabilistas do Ceará; ASTEC- Associação dos Técnicos em Contabilidade do Estado do Ceará e IBRACON- Instituto dos Auditores Independentes do Brasil.

Para o presidente do CRC-CE, Cassius Coelho, "o novo prazo dá um fôlego para que as empresas e contabilistas possam atender a crescente demanda, pois sabemos que a adoção do SPED Fiscal gera um grande trabalho de adaptação na cultura interna e redesenho de atividades das empresas e profissionais da contabilidade. Tudo isso implica ainda em uma grande necessidade de investimento, fator dificultador para muitos profissionais da área, além das já conhecidas complicações ocorridas advindas da obrigatoriedade de utilização da certificação digital, o que gerou grande quantidade de filas que têm comprometido o andamento dos processos dos escritórios".

Com a prorrogação do prazo, o CRC e as entidades representativas da classe acreditam que será possível o atendimento às obrigações devidas, alertando para que as empresas busquem o mais rápido possível ajustar os processos internos para atender ao novo prazo estabelecido, verificando as necessidades e pendências ainda existentes para que não haja problemas no envio das informações.