25/04/2008 - A excelência da contabilidade no mundo moderno
"Não são as espécies mais fortes e nem as mais inteligentes que sobrevivem, mas sim aquelas que melhor respondem às mudanças" (Charles Darwin).
Há anos acompanho com admiração a atuação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), seja como professora universitária, seja como parlamentar federal por Goiás empenhada no esforço pela evolução da Educação, da Ciência e da Tecnologia no Brasil. Em momento de mudanças de paradigmas, uma área que poderia ter sido fragilizada, pelas novas tecnologias, a dos contabilistas, na verdade se fortaleceu. E assim aconteceu porque, conforme Darwin já preconizara, foi uma área profissional que soube responder às mudanças. Soube entender como poucos a importância do conhecimento no mundo moderno e criar condições de estímulo para seus profissionais continuarem aprendendo ao longo da vida. Tive oportunidade de fazer palestras para a categoria em Goiás e em Santa Catarina, e acho que sei o que pensam os contabilistas a respeito do conhecimento no mundo moderno.
Com a aproximação do Dia do Contabilista, em 25 de abril, não poderia deixar de prestar minha homenagem a uma classe que respeito profundamente. Uma classe que considero imprescindível para a sociedade, e fundamental para o desenvolvimento de uma economia equilibrada e de uma democracia ampla. Mas acima de tudo, uma classe que sabe antecipar o futuro.
Trabalhar como co-gestor de recursos públicos ou do patrimônio privado em empresas, órgãos públicos, entidades e instituições de todos os tipos é uma tarefa impossível de ser exercida sem a consciência da sua real dimensão. As riquezas movem o mundo, porém, mais do que servir a interesses de indivíduos ou de grupos, elas devem ser usadas para propiciar a todos os seres humanos uma vida digna. E o sistema CFC/CRCs sabe ter uma atuação que conduz a classe ao reconhecimento não só nos meios econômicos diretamente ligados à atividade contábil, mas também na sociedade de um modo geral.
Criados numa conjuntura histórica em que deveriam proteger os interesses de seus membros, os Conselhos profissionais sabem que hoje esta função ainda é necessária mas não suficiente. Mais cedo do que muitos Conselhos, CFC assimilou a importância da sua participação enquanto órgão de classe para a qualificação profissional dos seus filiados. Partindo da premissa de que a formação continuada acadêmica é requisito fundamental para a educação integral do profissional, e de que o crescimento do ensino de pós-graduação no Brasil não ocorreu na mesma proporção na área contábil, o CFC criou o Programa Excelência na Contabilidade, que estimula os cursos de pós-graduação em Contabilidade mediante convênios firmados com instituições de ensino superior recomendados pela Capes.
O mundo globalizado é cada dia mais competitivo e exige profissionais cada vez mais qualificados e atualizados. Sintonizado com essa demanda, o programa de educação profissional continuada do CFC - em vigor desde 2003 -, garante aos profissionais contábeis o nível de capacitação e de qualificação técnica e ética que o mercado de trabalho requer. Essa preocupação constante com a atualização também se reflete na organização do 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, evento que será realizado no período de 24 a 28 de agosto, em Gramado (RS), com enfoque em temas de grande relevância para a profissão.
As ações do Conselho Federal de Contabilidade também demonstram o alto nível do comprometimento da entidade com o desenvolvimento do País.
Um exemplo é a nova Carteira de Identidade do Contabilista. O modelo, em implantação, possibilita a certificação digital, uma inovação tecnológica que proporciona benefícios perante a Receita Federal, Juntas Comerciais, Livro Diário Eletrônico, Nota Fiscal Eletrônica, Escrita Fiscal Digital, acesso ágil às contas bancárias, entre outras vantagens e prepara os profissionais para os eternos desafios de um mundo em mudança. Em outras frentes, o CFC trabalha pela convergência das normas brasileiras de contabilidade e de auditoria aos padrões internacionais integrando o Comitê da Convergência ao lado de instituições como o Ibracon, CVM, Banco Central, Susep e Secretaria do Tesouro Nacional. Ainda atua na implantação de um grande projeto estratégico de modernização e atualização da contabilidade pública brasileira em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional e os Tribunais de Contas.
Parabéns contabilistas, profissionais que têm de ter sempre a informação na ponta da língua para ajudar seus clientes a cumprir a complexa legislação tributária brasileira! Parabéns sistema CFC/CRCs, que atua com seriedade, ética e comprometimento para garantir à classe o sucesso de hoje e do futuro!
Por Raquel Teixeira*